Criando CD/DVD com Menu e Autorun – Parte III

Este artigo foi criado por Helio Nunes dos Santos

Ao lado do plano de fundo, no centro da tela, há varias linhas – algumas que você pode alterar – que mostram as configurações do “objeto” que naquele momento estiver selecionado. Vejamos o que fazer: clique no “Title” e verá nas configurações o seguinte:

Auto Run

Atenção: sobre as ferramentas marcadas com os números 1, 2 e 3 falaremos no final do capítulo.

Opções do objeto “Title”:
Visible = “True” = visível – clicando na setinha você pode escolher “false” e o objeto ficará apagado.

Text = Title” = Clique no campo para selecionar e coloque o título que você quiser.
Detalhe importante: Alterando o valor que se encontra no campo “Width” você aumenta a largura que poderá ter seu título. Porém o título terá de ficar numa única linha. E ao aumentar a largura, cuide para que seu tamanho não ultrapasse a largura do plano de fundo.

FontSize = Tamanho da fonte – também clicando no campo, você poderá alterar o tamanho da fonte para mais ou para menos.
Detalhe: Se alterar o tamanho da fonte, use o campo “Height” para alterar a altura da linha de forma que combine com o novo tamanho da fonte.

FontColor = Aqui você pode alterar a cor das letras. Clique no campo e depois na setinha que aparece na esquerda para que as opções apareçam.

Os campos “Left” e “Top” indicam a distância que objeto selecionado mantem das margens esquerda e superior. Para alterar a posição é mais prático arrastar-e-soltar como já explicado. Mas para deixar – por exemplo – vários botões perfeitamente alinhados, esses campos podem ser úteis.

Objeto “Comment”:
As opções são as mesmas que as do “Title”, a diferença é que seus comentários podem ocupar toda a largura do plano de fundo e pode aumentar a altura o que permite escrever o texto em várias linhas, sem qualquer problema.

Objeto “Button1”
Nele – que se refere ao único botão que inserimos, você deve configurar os seguintes campos:

“Text” – Está em branco. Coloque nele um nome que identifique o que o link deverá abrir.

“CommandString” = Importante: clique nela e na setinha e localize a pasta onde se encontra o arquivo ou programa (que já devem ter sido adicionados no projeto do CD) que deseja que o link abra.

“Image” e “ImageDown” – que já comentamos, já estarão configuradas. Porém, clicando nelas você poderá trocar o modelo de botão que havia sido escolhido.

Objeto “Exit”:
Esse botão é mostrado semitransparente. Se deixa-lo como está, simplesmente ele não aparecerá no menu. É imprescindível portanto você usar os campos “Image” e “ImageDown” e escolher um dos modelos de botões disponíveis. Note que ele já vem configurado para fechar o menu e encerrar o programa autorun. Sem esse botão, para “sair” do CD você terá de apelar para o Gerenciador de Tarefas do Windows para finalizar a tarefa.

Menu com um único botão? – Não teria lógica. E para colocar outros botões ou excluir os que não mais quiser, você pode simplesmente usar as ferramentas, que aparecem na imagem do início deste tópico.

Ferramenta indicada com o número 1 – permite que você inclua um novo botão – que naturalmente terá de configurar. A ferramenta com o número 2 permite que você exclua um botão. E a 3 serve apenas para ocaso de desejar salvar seu autorun numa outra pasta.

Personalizando seu menu: - Concordo: são poucos os modelos de botões disponíveis, todos um pouco grandes para certas finalidades. E o mesmo se aplica aos planos de fundo. Porém, se você tiver jeito para desenho e um programa como o CorelDraw, Inkscape ou similar, poderá sem problemas criar seus próprios botões e plano de fundo para seus menus. E, embora os modelos disponíveis estejam no formato BMP, você poderá faze-los em JPG ou GIF, que poderão ser aproveitados da mesma forma.

Para completar, um exemplo de menu inteiramente personalizado, com plano de fundo e botões que criei quando estava testando o programa,

Auto Run

Os botões foram feitos por mim. No “Comment” coloquei “Escolha”, no “Title” o meu nome e o texto “Minhas músicas…” faz parte do próprio plano de fundo.

Sugestão final: Ao começar a usar o DeepBurner é normal que após criar e gravar o autorun, ele não fique exatamente como desejava. Por isso use um CD ou DVD RW, faça a gravação e ao terminar use a opção “salvar projeto”. Se tudo estiver pronto você poderá gravar na mídia definitiva. Se não, é só abrir o projeto, corrigir os erros e gravar novamente.

Ou então, para evitar ter de esperar apagar e gravar tudo, faça apenas o menu, com todos os botões que irá usar, sem configurar os links. Configure o botão “Exit” (não esqueça) conforme explicado, salve na mídia RW, e salve o projeto. Claro, o menu não irá funcionar, mas você irá ver como ele ficou e será bem mais rápido corrigir, apagar e salvar de novo.

Este artigo é composto por 3 partes. Confira também:
Criando CD/DVD com Menu e Autorun I
Criando CD/DVD com Menu e Autorun II

Bookmark the permalink.

2 Comments

  1. Ótimo tutorial, tenho certeza que já ajundou a muitos, pena que les não comentam.
    Grato pela ajuda.

  2. cara valeu mesmo…
    me ajudou muito aqui..
    parabens…

Os comentários estão fechados