Um desfragmentador com muitos recursos

Este artigo foi criado por Helio Nunes dos Santos

Quando você deleta um arquivo ou desinstala um programa, o Windows libera o espaço que ele estava ocupando para novas gravações. E quando essa operação é executada várias vezes, seu HD fica com muitos espaços desocupados no meio de espaços ocupados.

Ao mandar salvar um arquivo, o Windows o coloca no primeiro espaço livre que encontra. Mas muitas vezes o novo arquivo não cabe naquele primeiro espaço encontrado. Nesses casos o Windows grava no local uma parte do novo arquivo e procura outro espaço livre para salvar o restante de arquivo.

Com isso, o arquivo acaba ficando dividido em várias partes separadas uma da outra: fica “fragmentado”, como se diz. Conseqüência: quando você mandar abrir esse arquivo, o Windows tem que ir de um local para outro do HD em busca das várias partes, o que torna a abertura do arquivo mais lenta.

Quando a quantidade de arquivos fragmentados é muita, a lentidão do Windows torna-se um problema. Para resolve-lo, o próprio Windows tem, no setor de “Ferramentas do Sistema” a opção Desfragmentador de Disco.

Você escolhe o disco que quer desfragmentar, clica em “analisar” e ele mostra o estado dos arquivos e informa se é ou não preciso desfragmentar.

Esse programa funciona, mas além de não dispor de muitos recursos, ele só mexe nos arquivos que estiverem fragmentados. A imagem abaixo é de uma das partições de um HD após uma desfragmentação. Note que há um bloco de arquivos (o espaço ocupado está em azul), separado dos demais por um grande espaço livre.

Desfragmentador de Disco

Já no JkDrefrag-GUI, que apresentamos neste tutorial você tem a opção “Analisar, desfragmentar e mover para o fim do disco”, cujo resultado você vê nessa imagem:

Desfragmentador de Disco

Como usar o JkDefrag

Esse programa é bem pequeno, menos de 500KB, porém ele funciona em linha de comando, o que apresentaria sérios problemas para a maioria dos usuários. Mas a solução para isso é simples: alem de baixar esse programa, é só baixar também o JkDefrag-GUI, que adiciona à ele uma interface gráfica prática e de fácil entendimento.
Veja a imagem:

Desfragmentador de Disco

Para usar:
O JkDefrag não é instaláve. Baixe o programa, crie uma pasta e descompacte o arquivo dentro dela. Depois de feito isso, baixe a interface, descompacte na mesma pasta e clique em JkDefreag-GUI. Pronto: você terá o programa já com a interface. Caso o programa seja iniciado no idioma inglês, clique na aba “languages” e selecione o idioma Português brasileiro.
Para criar atalhos, clique na aba “Instalação” e no botão Instalar sem mexer em mais nada.

Estando no nosso idioma, fica tudo claro e pouco há para explicar. Apenas algumas sugestões:

Na janela inicial ele mostra as opções da aba “Geral” onde você encontra um campo com várias opções, entre elas se quer apenas analisar o disco, analisar e desfragmentar (se mandar desfragmentar, terá que ir até o fim: não há opção para cancelar), analisar. Desfragmentar e mover para o fim do disco, analisar e ordenar por nome, por tamanho, etc (nesses casos ele não fará a desfragmentação. Recursos que não são oferecidos pelo desfragmentador do Windows.

No segundo campo você pode escolher qual tipo de mensagem quer que seja exibida durante a desfragmentação.

Na aba “Avançado” eu só alterei a última opção, mandando gravar o registro das atividades na mesma pasta do JkDefrag. Nos primeiros 3 campos, basta colocar o ponteiro do mouse em cima do botão que há no final de cada um, que aparecerão as instruções de como usar

Em “Opções” abre-se uma janela com outras 4 abas. Clicando nelas você entenderá de imediato as opções oferecidas.

Em “Agendador de Tarefas” há opções sobre quando quer que sejam feitas as desfragmentações. Sugiro não mexer nos campos “Nome do Usuário” e “Senha”, que o JkDefrag preenche automaticamente.

Em “Instalador” você pode ativar a proteção de tela e permite instalar várias proteções de tela incluídas no programa. Eu deixei desativado, ou seja, não mexi em nada.

Na aba “Sistema” você tem a opção de desfragmentar os arquivos do sistema e até marcar quanto tempo terá para cancelar o processo apões iniciado. Pense muito bem antes de mexer no sistema. Eu preferi deixar ele sem desfragmentar, Só faça isso se a fragmentação for realmente excessiva e estiver causando problemas graves.

Na aba “Limpeza” temos recursos extras, relativos à limpeza de arquivos temporários, cookies, etc. E até uma opção de “Otimização do Registro”, que sempre exige um certo cuidado em sua utilização. Também sugiro que seja utilizado pelos mais experientes e não apenas “para ver o que acontece”. Pelo que se vê, ele permite limpar o cachê do Internet Explorer, o que deixa a impressão de que irá conseguir apagar o do Firefox ou de outros navegador.

Faça o Download do JkDefrag
Tamanho: 454 KB – gratuito
O programa roda no Windows 2000/XP/2003/Vista
Download

Faça o Download da interface JkDefrag-GUI
Tamanho: 3,40 MB – Gratuito.
Download

Bookmark the permalink.

Os comentários estão fechados