Fontes de Alimentação – Parte 1

Entendendo seu funcionamento

Para montar ou mesmo consertar computadores não é necessário ter feito qualquer curso de Eletrônica. Mas a falta de conhecimentos básicos nessa área sempre atrapalha, e muito, aqueles que mexem com computadores, no momento em que tem de lidar com as fontes de alimentação. A idéia deste artigo é exatamente, apresentar os conhecimentos básicos sobre o assunto, de uma forma simplificada, mas suficiente para acabar com as dúvidas.

Como é gerada a energia elétrica
Numa explicação bem básica, para criar a energia elétrica, elétrons existentes num dos pólos, são forçados a passar pelo gerador, internamente, para o outro pólo, o que o deixa com uma superlotação de elétrons. Mal acomodados esses elétrons voltam ao seu pólo de origem, assim que tiverem uma oportunidade, como por exemplo, se você interligar os dois pólos com um pedaço de fio de cobre (o que seria um curto-circuito danoso) ou ligar aos fios uma “carga”, como lâmpadas ou qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.

Voltagem (ou Tensão) é a força que os elétrons fazem para retornar ao local de origem;
Corrente é a quantidade de elétrons que conseguem passar pela carga e chegar ao seu destino, o que depende da “resistência” que a carga oferecer à sua passagem.

Aí você já tem 3 unidades referentes à energia elétrica: Voltagem, Corrente (Amperes) e Resistência (Ohms). A quarta é o Watt, usado para medir o consumo de energia, que é obtido pela fórmula Voltagem x Corrente.

Corrente Contínua e Corrente Alternada
Corrente Contínua é aquela que apresenta um pólo positivo e um pólo negativo definidos. Exemplos: pilhas e baterias.

Corrente Alternada, como o nome já informa, não tem polaridade definida. Num determinado momento um dos pólos é o positivo e o outro o negativo, e no momento seguinte as polaridades são invertidas, o que era positivo passa a ser o negativo e o negativo a ser o positivo. O número de vezes em que essa inversão acontece é chamado de “freqüência” medida em Hertz. Exemplo de corrente alternada é a da rede elétrica fornecida às residências. Um dos fios (que pode ser chamado de “fase neutra”) é ligado a terra por motivos de segurança, mas não é o negativo – como alguns imaginam. E sua freqüência é normalmente de 50 ou 60 Hertz.

A função da Fonte de Alimentação
Os circuitos eletrônicos normalmente exigem, para seu funcionamento, serem alimentados por correntes contínuas e de valores abaixo dos fornecidos pela rede elétrica. Aí é que entram as Fontes de Alimentação, constituídas numa explicação bem básica, que permite entender seu funcionamento, mas é insuficiente para quem pretende consertá-las de um “Transformador”, que abaixa os 110/220 Volts da rede para as voltagens requeridas pelo circuito a ser alimentado; um circuito “Retificador”, que transforma a corrente alternada em corrente contínua e um (ou mais, conforme o número de saídas da fonte e o circuito) “Regulador de Voltagem”, usado para manter as Voltagens fornecidas em valores constantes, corrigindo as variações que sempre existem na voltagem da rede elétrica e conseqüência das variações no consumo do próprio circuito.

Dúvidas comuns
Como determinar qual potência uma fonte deve fornecer para alimentar o computador? – Ao contrário do que muitos pensam, uma fonte de 450 W (watts) não envia 450 W para o computador. A quantidade de Watts indicada é a potência máxima que ela é capaz de fornecer, e a potência que será entregue ao PC será a potência por ele requerida. Ou seja, não há nenhum perigo em usar uma fonte da 450 W num computador cujo consumo seja de apenas 300W. Pelo contrário, isso fará com que a fonte trabalhe com folga, o que é ótimo para sua “saúde”.

Qual o consumo de um computador?
Difícil determinar, pois o consumo depende, entre outras coisas, do processador utilizado, do número de HDs e de periféricos instalados. Lembre-se que gravadores ou leitores de CDs/DVDs são alimentados também pela fonte. O correto, mas não muito fácil, seria somar o consumo de tudo que estiver sendo alimentado pela fonte para chegar ao consumo total, e então usar uma fonte com capacidade um pouco superior. Quanto maior a folga, menos a Fonte se aquecerá e menor será o risco dela vir a apresentar algum defeito. Mas não precisa exagerar.

Vou trocar meu Monitor de 14” por um de 17”. Preciso trocar a fonte?
Não! Não é a Fonte de Alimentação do computador que alimenta o monitor. Ele tem sua própria fonte. A tomada existente nas fontes de computadores é ligada em paralelo com a entrada de energia elétrica e sua função é apenas de facilitar a ligação do monitor, evitando que tenha de ligar seu cabo a uma outra tomada de sua residência.

Como saber se uma Fonte de Alimentação é boa?
Esse é talvez o maior problema. Eu classifico os fabricantes em três tipos: o fabricante honesto para com o consumidor, que é aquele que ao informar que sua fonte é para 400 W indica que você pode usá-la num computador que consuma mesmo 400W que ela funcionará sem problemas; o fabricante “semi-honesto” cuja potência indicada é aquela em que a fonte irá “pegar fogo”, exigindo que você adquira uma com uma grande folga, e os “desonestos” que produzem uma fonte para 300W, e informam que é para 400W (ou até mais…) seja para ganhar mais, seja para oferecer essa fonte de 400W mais barata que as dos concorrentes honestos e assim aumentar suas vendas.

Problemas ocasionados pelas fontes
Os circuitos digitais utilizados num computador são bastante sensíveis a variações na voltagem da alimentação. Quando uma fonte não tem capacidade para fornecer a potência dele exigida, as voltagens aplicadas aos circuitos caem, provocando travamentos ou as famosas (e temidas) telas azuis. Esse problema pode ocorrer por que você errou ao calcular o consumo do computador e usou uma fonte com capacidade insuficiente, mas também – e mais comum – por estar usando uma fonte de má qualidade. Creio que o ideal é que a variação nas voltagens +12V, -12V, +5V e –5V) seja no máximo de 5%, mas há quem diga que até 10% seja aceitável e não ocasione problemas. Há programas que usam os sensores existentes nas atuais placas-mãe e indicam quais as voltagens que estão sendo entregues. Um deles é o Everest. Uma solução, caso esteja ocorrendo problemas, é verificar se as voltagens que estão sendo aplicadas com o uso de um desses programas, não está sendo excessiva.

Outra possível causa para a queda nas voltagens, é a variação existente na própria rede elétrica. Elas fornecem 110 ou 220V apenas nominalmente. É normal haver variações que, por contrato, elas devem obedecer a limites pré-estabelecidos. Aqui em minha região, por exemplo, a voltagem a ser fornecida na rede de 110V pode ficar entre 106 e 127 Volts (isso consta na conta de consumo que recebemos). Exatamente para corrigir essa variação, é que as fontes possuem em suas saídas os Reguladores de Voltagem. Teoricamente seria possível construir um regulador que, recebendo 50V fosse capaz de reduzir para os 12V requeridos. Porém isso exigiria componentes enormes e provavelmente muito caros para utilização prática. Com isso, os reguladores só conseguem realmente cumprir sua função, quando a variação da voltagem da rede fica entre os limites normais. Porém há regiões em que, por problemas na rede ou falha da companhia fornecedora de energia, as variações ultrapassam os limites, e aí os reguladores não são suficientes para resolver o problema. Continuará existindo variações não aceitáveis nas voltagens aplicadas ao computador e os problemas disso decorrente.

Nesses casos, acaba sendo necessário ligar o computador num Estabilizador de Voltagem. Ele se encarregará de manter as voltagens da rede dentro dos valores estipulados, entregando à fonte de alimentação do computador voltagens normais.

Em princípio, a escolha do estabilizador deve seguir as mesmas regras que na escolha da fonte: adotar um cuja capacidade em Watts seja um pouco superior em relação à da fonte, para que trabalhe também com folga.. Mas com eles existem também os mesmos problemas em relação à qualidade e à veracidade das informações que o fabricante fornece.

Bookmark the permalink.

26 Comments

  1. Meu pc não liga.
    Quando coloco na tomada a energia “entra” no pc, mas aperto o batão ligar e não liga, nada funciona.
    O que pode estar acontecendo?

  2. Thiherber.
    Para ter certeza de que a anergia está sendo enviada a placa mãe, é necessário abrir PC, as placas mães costuma ter pequenos leds o que indica que há alimentação de energia.

    Se este led estiver aceso, verifique se o botão de liga e desliga está funcionando corretamente. Você pode fazer um teste melhor trocando o cabo responsável pelo reinício (reset) do PC, com o cabo responsável pelo ligamento este cabo geralmente possui uma cor azul.
    Obs: Na maioria dos PCs estes cabos são iguais, exceto pela cor, mas pode haver casos de incompatibilidade.

    Se o passo acima não resolver, verifique se os cabos de alimentação da placa mãe estão corretamente conectados.

    Se o passo acima não resolver, verifique se a memória RAM está funcionando corretamente.

    Em último caso, pode ser problema com o processador.

    Atenção! Somente siga os procedimentos citados acima se tiver conhecimento suficiente para fazê-lo, pois você corre o risco de danificar alguma peça.

  3. Olá, muito bom artigo.
    Eu gostaria de saber uma coisa:
    Fiz um upgrade no meu PC, troquei a placa de vídeo agp geforce fx 5200 pela geforce 6800xt, instalei tudo certinho liguei o PC, até aí tudo normal, mas quando fui jogar, o PC simplesmente desligou, toda vez que entro no jogo fica uns 3 minutos e desliga.
    Será que é a fonte que não aguentou?
    A fonte eu acho que é genérica, Jitek 300 watts.
    Agradeço desde já

  4. Marcel.
    O que deve estar acontecendo é que você não instalou ou instalou os controladores da placa nova incorretamente.

    Tente reinstalar os drivers para ver o que acontece.

  5. Olá, parabéns pelo site!.

    eu gostaria de saber uma coisa: meu tio formato o meu pc com o computador funcionando o som, após a formatação, o som paro de funciona. Já tentei de todas as forma solucionar o problema, mas não consegui. O que poderá ter acontecido?

  6. Luis.
    Seu computador deve estar sem os drivers controladores do seu dispositivo de áudio.

    Tente instalar utilizando o CD que acompanha sua placa mãe.

  7. obrigado e parabéns pelo site!

  8. Achei ótimo; parabéns.

  9. que site legal

  10. nao aguento mais comprar fontes de alimentaçao para meu pc. ja comprei 3 e sei que normalmente elas nao queimam assim com tanta facilidade. comprei a 1ª durou algum tempo..até ai tudo bem. depois comprei a segunda e em um mes e meio detonou, logo em seguida comprei outra e nao durou 2 dias. o problema maior é que cheguei a pensar que fosse a placa mae que estivesse com problemas… mas nao por quando coloco outra fonte …o computador liga… e funciona normalmente, mas nao sei por quanto tempo, pois ja aconteceu 3 vezes!! que pode ta havendo??

  11. Minha opinião é que há algum problema na instalação elétrica de sua casa.

    Verifique se não pode ser isso.

  12. Olá,como vai?
    Sera´que vc pode me ajudar a solucionar
    o problema do meu PC??
    Entaõ…meu PC não quer ligar, quando ele liga
    é no maximo por 5 minutos, oque fazer???
    Será que é a Fonte de Alimentação??
    Me ajude por favor…
    Obrigada.

  13. Cristiane,
    Pode ser por causa da fonte ou por causa de sujeira acumulada na ventoinha do processador.
    Abra o computador e verifique se existe muita sujeira na ventoinha. Se for o caso, tente limpar com um pincel. Só tome cuidado com a energia estática.

    Abraço!

  14. Bom, mesmo que faça um bom tempo que não há comentário aqui, achei essa matéria quando procurava por “Entenda voltagens fonte +12 +5 ” no Google.
    Meu PC tá com um problema chato, em que ele congela mesmo que não haja esforço.
    Como não tenho uma licença do Windows 7, estou usando o trial, que já expirou.
    Mas sempre ao tentar instalar outro SO, ele congela.
    Já tentei Lives de Ubuntu, Fedora e Puppy Linux, além de Windows XP e Seven, sempre congelando na instalação em momentos diferentes.

    Já coloquei um HD já com o 7 e congela em momentos diferentes, uns 5 minutos depois de ligado.

    Certa fez, congelou enquanto tocava a música de login e a música “congelou junto com a tela” como num videogame antigo.

    Já troquei memórias e testei em outros PC.

    Já usei 4 hd diferentes em 2 portas IDE e 2 Sata.

    Já rodei sem nenhum HD e DVD, pelo Live OS do fedora USB e também trava.

    Meu video é onboard.

    Em modo de Segurança o 7 formatado de outro computador funciona bem..

    Sugestões?
    Grato, muito grato.

  15. Boas pessoal…
    eu precisava de um bocado de ajuda…
    eu percebo alguma “coisa” de pc’s da parte de periféricos e etc… Mas já não trabalho com pc’s à algum tempo, e agora um amigo meu pediu-me para arranjar o pc dele, e eu aceitei o desafio…
    e quando liguei o pc, o LED do botao para iniciar liga durante um segundo (ou menos) junto com as ventoinhas (processador; fonte de alimentação; placa grafica), mas passado esse tempo o computador “morre” (desliga), eu penso que é da fonte de alimentação. Eu ja verifiquei se as ligaçoes dos cabos estão corretas, ja experimentei so ligar a fonte de alimentação à mother-board e ja abri a fonte de alimentaçao para ver se detetava alguma coisa fora do normal, mas para mim estava tudo bom… O dono do computador disse-me que onde ele estava pudia ter apanhado humidade, e eu verifiquei e na fonte de alimentaçao tinha umas coisas “castanhas” nos circuitos… eu ja limpei e mesmo assim nao funciona… ja vi o processador e quando o retirei da ventoinha os meus dedos ficaram “pintados” com uns brilhantes de aluminio ou uma coisa assim do genero… eu nao sei o que se passa sinceramente, porque quando o pc “morre” o LED da mother board continua ligado… Será do processador? (o processador é um 2 quad core de 2.80GHZ se nao me engano) Da fonte de alimentaçao? (acho que é de 400w) ou da RAM?
    por favor ajudem-me, ja me esqueci de muita coisa sobre pc’s e nao consigo arranjar o pc sem ajuda…
    Obrigado…

  16. Olá e boa tarde, comprei uma placa de video nova para o meu computador a uns 5 ou 6 meses atras e ela exigia uma fonte com 350W se não me engano, bem até agora o PC funcionava certinho. Na sexta passada ele começou a não querer ligar, o monitor fica piscando e não aparece o video. Acontece que escuto o som da inicialização do windows e já troquei o cabo de video do monitor. A pergunta é se pode ser problema na placa de video ou se pode ser o monitor. Eu testei na televisão de casa pelo cabo HDMI e na televisão apareceu tudo normal. Outra questão tambem é da fonte requerida pela placa de video, se ela fosse menor que a exigida o PC ligava normalmente?
    Obrigado.

  17. bom…stou com um computador p concertar!o problema q n consegui!
    quando eu ligo ele funciona normalmente…mas após uns 5 minutos ele desligar!e só liga novamente se eu retirar o cabo de força e conectar novamente…mas n segur muito,desliga!o que pode ser?obg

  18. esqueci de dizer que antes de desligar ele fica fazendo um barulho q acho q é na fonte!o que pode star acontecendo?obg se oderem mim ajudar!

  19. Ricardo verifique a opção de trocar a sua fonte, pois os problemas que você está tendo são característicos de problema na fonte, possivelmente não é vírus já que ele só liga de novo quando você reconecta o cabo da fonte, verifique também se o computador não tá trabalhando em 220 V ligado à uma fonte de 110V.

    Abraços.

  20. valeu vou fazer isso!obrigado joão Medeiros pela ajuda!

  21. como faço para saber se o computador estar trabalhando em 220V em uma fonte de 110V?

  22. Verifica uma chave que tem atrás do computador ela vai indicar a voltagem que está na sua fonte, se tiver em 110V não mude ela (se tiver em 110V mesmo recomendo trocar a fonte).

  23. ola amigo,comprei uma placa de video ati radeon 4650 agp e uma fonte de 500w reais blue case,coloquei no pc e ele não sai da tela que diz que windows está iniciando,a placa funcina pq o cooler fica rodadando , e quando tiro a placa de video o pc liga normalmente.Será que o problema ta na fonte?

  24. Boa tarde,

    tenho 2 pc’s que apresentam o mesmo problema, liga normal mais não apareçe imagem. já testei as memórias em outro computador tal como hd e até mesmo a placa de video funcionaram todos sem nenhum problema…se poder me ajudar a resolver esse problema agradeço desde ja muito obrigado.

  25. Anderson,
    Desculpe mas é um pouco complicado de detectar o erro assim sem ve ro computador. Recomendo que leve a um técnico.

    Abraço!

  26. Ola, troquei a fonte do pc, meu pc agora ta travando.

    dei uma olhada no gerenciador de energia no everest o resultado foi este:

    Campo Valor
    Propriedades do sensor
    Tipo de sensor ITE IT8718F (ISA A10h)
    Intrusão detectada no Chassis Não

    Temperaturas
    Processador 58 °C (136 °F)
    CPU Diodo 54 °C (129 °F)
    Aux 25 °C (77 °F)
    WDC WD800JD-00MSA1 [ TRIAL VERSION ]

    Coolers
    Processador 3814 RPM

    Valores de voltagens
    Núcleo CPU 1.23 V
    +2.5 V 1.82 V
    +3.3 V 2.03 V
    +5 V 5.05 V
    +12 V [ TRIAL VERSION ]
    No modo de espera +5 V 4.95 V
    Bateria VBAT 3.31 V

    as votagens estão baixa é normal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>