Reinstalar Windows XP com disquete de Boot

Freqüentemente recebo e-mails de pessoas me perguntando como fazer para reinstalar o Windows XP.
Então decidi ensinar a como fazer essa tarefa tão simples, mas que na primeira vez parece assustador.
Apesar de os passos estarem listados aqui, pode ser que aconteça alguma coisa imprevista e que não esteja explicada neste artigo, portanto peça para alguém com conhecimento sobre o assunto lhe acessoriar.
A primeira coisa que temos que fazer é formatar o Disco Rígido, neste tutorial será explicado como formatar o HD com um disco de boot (disquete de inicialização), clique aqui para pegar o programa para a criação do disco de boot, será necessário um disquete limpo pois a formatação apagará todo o disco, lembre-se que o HD tem de estar formatado no em FAT 32 pois o DOS não reconhece partições NTFS.

Após criado o disquete, reinicie a máquina com o disquete dentro do drive, (será necessário que o boot pelo drive A: esteja habilitado, caso o disquete não seja carregado, verifique o manual de sua placa mãe para habilitá-lo) o computador irá carregar o disquete criado com o auxílio do programa e irá exibir a letra

A:/ , então digite o comando “format c:” clique enter, ele vai perguntar se você tem certeza (tenha certeza de ter salvo todos os arquivos importantes) clique enter, depois de formatado o computador vai perguntar se você deseja dar um nome ao volume (HD), digite um nome ou deixe em branco e clique enter.
Com o HD formatado será necessário reiniciar a máquina, depois que o disquete carregar insira o disco do Windows XP no drive de CD-ROM e digite a letra referente ao seu cd-rom que será a letra R: e clique enter, agora será necessário entrar na pasta i386 que está no cd então digite o ocmando “cd i386″ e clique Enter, estando na pasta cd i386 digite o comando para executar o arquivo de inicialização do Windows “winnt.exe” e clique Enter.
Daqui pra frente o Windows te ajuda, é só seguir o que esta escrito na tela. Boa Sorte!!!!!

Confira um exemplo de como seriam as sintaxes dos comandos:

Sempre que o seu computador é iniciado com a ajuda do disquete a primeira letra que aparece é a letra A: que é a letra referente ao disquete.
A : /

Agora você deve digitar format c: , este comando irá formatar o Drive C:
Caso deseje formatar outro disco rígido ou partição deve se trocar a letra atual pela letra referente ao drive.
A : /format c:

R: será a letra referente ao seu drive de CD-ROM onde deverá ser colocado o cd do Windows
A : /R:

CD I386, este comando irá fazer com que o DOS entre na pasta I386 contida no CD de instalação do Windows
R : /cd i386

Winnt.exe, é o comando responsável por começar a instalação do Windows XP
R : /i386/winnt.exe
Após inserir um dos comando acima, será necessário apertar a tecla Enter

Bookmark the permalink.

24 Comments

  1. Não há como efetuar uma nova instalação do Windows XP sem formatar o HD? Pelo que já pude notar, todos que trabalham com instalação do Windows têm mania de “FORMATAR” o HD. Parece ser este o caminho mais fácil e cômodo. Quando há dados no HD que não podem ser perdidos, como se faz?

    Obrigado pela atenção.

  2. Olá José
    Realmente a formatação é a forma mais fácil de acabar com os problemas que ocorrem no PC.
    Quando posuo dados que não podem ser apagados eu costumo fazer um backup periódico em um outro meio de estoragem como CDR, Pen Drive ou HD externo.
    Caso o backup não tenha sido feito, e os arquivos forem realmente importantes eu utilizo várias técnicas como instalar o HD em outro computador que esteja funcionado ou até mesmo rodar uma versão Linux através do CD e assim poder salvar os preciosos dados.

    Minha dica é que “sempre mantenha uma cópia de seus arquivos críticos”

  3. Marcelo Braguini Ferreira

    Olá!

    1 – Como crio um disquete de boot para formatar um micro com sistema de arquivos NTFS?

    2 – Fui formatar um micro que este boota pelo disquete normal. Mas quando vou excluir a partição, ele fala que não teve acesso ao disco. O HD é SATA e tá reconhecido no setup e tudo mais. DETALHE: o micro tá funcionando NORMAL, só queria formatar porque estava um pouco lento. O que faço? Se vou pelo DOS, ele não reconhece NTFS. Se vou no REPARAR e formato, ele diz que não pode formatar pois não encontrou disco algum.

    Será que se eu ligar esse HD como escravo noutro micro e formatar ele, será que conseguirei formatar normal quando retornar este para seu gabinete?

    Aguardo resposta…

    Marcelo

  4. pode fazer esse mesmo processo
    com disco de boot do win98

  5. Marcelo,
    Para formatar um computador que esteja formatado em NTFS eu recomendo o uso do próprio Cd do Windows XP qu eé capaz de lidar com esse tipo de partição.
    Você também pode utilizar este disquete de booto, porém antes terá que excluir a partição. Par afazer isso dê o boot com o disquete e quando o pronpt de comando aparecer digite fdisk.

    Edmilson,
    O processo de instalação pode ser feito com o disquete de boot do windows 98. Porém o tempo de instalação pode levar mais tempo.
    Eu recomendo que formate o HD com o disco de boot ou o CD do Windows XP.
    http://www.pcajuda.net/files/xpboot.zip

  6. Cara..fiz tudo direitinho, igual vc falou aí.
    Mais só q o meu sistema de arquivos é NTFS..quando eu vou digitar o comando FORMAT C: não formata nada..será q tem como eu mudar de NTFS para FAT 32 ??
    Se tiver como vc me explica…Eu agradeço desde já.

  7. Pessoal, pra conseguir o disquete de boot do windows basta você entrar no site http://www.bootdisk.com e escolher o sistema operacionais relativo ao seu e então você terá de baixá-lo, depois de baixá-lo clique para instalar o programa, ele pedirá disquetes limpos durante o processo e basta vc seguir as instruções1
    Essa é minha dica pra vcs q estam quebrando a cabeça com isso, como eu já quebrei!
    Me add msn: laurorives@hotmail.com
    Vlw

  8. Oi, bom meu computador não ta iniciando pelo CD, ja tentei de várias maneiras fazer com que ele reconheça e ele não reconhece o que devo fazer? Gostaria de Restaurar o SO sem perder meus dados, teria como fazer Backap por meio de outro SO tal como o UBUNTU, sendo que ele estivesse rodando pelo CD?

  9. Mayssa,
    Você pode sim acessar os arquivos do seu PC utilizando um SO que rode pelo CD. Mas lembre-se de que se você estiver utilizando HDs SATA, você pode ter algum problema porque alguns SOs não suportam este tipo de HD.

    Abraço!

  10. humberto c filho

    caro amigo ,tenho encontrado dificuldades para ligar meu pc,toda vez que ligo ele inicia e depois o monitor desliga e cpu continua processando e não pra mais,ja efetuei limpesa do cooler que continha muita poeira,ja limpei os contatos da memoria,e não obtive resultado satisfatorio,bem gostaria muito de sua ajuda ser for possivel.obrigado

  11. Humberto,
    Seu problema pode estar sendo causado por mal funcionamento no monitor ou o driver de vídeo está apresentando incompatibilidade com o sistema.
    Se puder faça um teste usando outro monitor.

    Abraço!

  12. humberto c filho

    caro amigo,ja efetuei teste com o meu monitor e esta tudo ok,o pc roda o windows xp nomalmente e depois a tela trava e não roda mais nada,fica sempre com o led de processamento da cpu piscando como se estivesse executando uma tarefa,seria o caso de retirar o hd e colocar em outro pc e fazer um backup dos dados e formata-lo depois?aguardo sua resposta obrigado.

  13. Humberto,
    Eu só vi casos assim quando o HD estava com problemas físicos. Pode ser que você precise trocar ele.
    Tente fazer o que você disse de trocar o HD e colocar em outro PC para ver se você consegue acessar os arquivos normalmente.
    Depois faça uma verificação no disco com o Scandisk do Windows para ver se está tudo OK.

    Abraço!

  14. tentei fazer o bootdisk para tentar formatar o meu HD, mas nada, aparece a mensagem
    (O programa de instalação não teve acesso a este disco.)
    E nesse arquivo xpboot, ele diz para remover as midias do drive e tals….

  15. Rob,
    Isso pode estar acontecendo por alguns motivos.
    1 – O disquete está travado para gravação;
    2 – O disquete está com problemas;
    3 – O gravador de disquete está com problemas.

    Verifique se não é nenhum destes problemas. Abraço!

  16. valeu Celso, não a mensagem aparece em relação ao HD, o micro não tem drive de diskete, creio que o HD esteja ruim, pois ele reconhece na BIOS, mas não aparece no gerenciador de discos, não tem como acessar-lo.
    Foi troca o Linux pelo XP e nada

  17. Olá amigos, meu computador esta com um problema de inicialização, ele algumas vezes liga o hardware mas não inicia o windows XP e o led fica piscando como se estivesse carregando algum programa. Alguem pode me ajudar, sera´q terei de formatar e reinstalar o windows??

  18. Rob,
    Sem o drive de disquete não dá para criar o disco para inicialização.

    Flávio,
    Seu problema pode estar relacionado com arquivos do Windows corrompido ou então problema no disco rígido.
    Recomendo que leve a um técnico para que ele tente resolver o problema ou então você pode tentar uma reinstalação total do sistema.
    Se o PC continuar a apresentar erro, o problema pode estar no disco rígido mesmo. Nesse caso você terá que trocar o HD.

    Abraço!

  19. A maioria desses problemas poderiam ser solucionados com o utilitário Gparted
    http://sourceforge.net/settings/mirror_choices?projectname=gparted&filename=gparted-live-stable/0.5.1-1/gparted-live-0.5.1-1.iso
    Queime um CD com este utilitário, reinicie seu PC escolha 01 (português) e seja feliz.

  20. Lucas Daniel Mora

    Colega, formatei, porém mesmo digitando R: o cd do XP não lê… já tentei com 3 cd´s…
    Porém o cd do Windows 7 lê normalmente, mas não quero mais o “7″….
    não sei como fazer…
    Se puder me ajudar agradeço..
    abs.
    Lucas

  21. olá,
    Eu gostaria dsaber se ´para colocarum CD de windows um disquete vasio dai vaicopiar o windws para o disquete ?

  22. meu micro reiniciou sozinho, desde então não consegui mais acessar o windows XP, já formatei meus dois HDs um de 160GB e outro de 40GB, eu cheguei a usar o XP neste HD de 40GB, mas no dia seguinte, não consegui entrar de novo, e apareceu as mensagem abaixo:

    Erros apresentados

    Stop: 00000221 {checksum de imagem invalido}
    A imagem olethk32.dll pode estar corrompida.
    O checksum do cabeçalho não coincide com o checksum computado.

    system32 hal.dll

    Arquivo ausente ou corrompido
    \windows\system32\config\system
    Reparar através do CD de instalação do Windows original.

    Para entrar no Setup eu digitava F8 e aparecia uma tela pedindo senha, sendo que este nunca pediu.

  23. Estou com o mesmo problema do Júlio, só que coloco o cd de instalação e peço para instalar o computador para com a seguinte mensagem numa tela azul:

    Procurando por versões anteriores do Microsott windows

  24. Marco Antonio Dias

    Olá.

    Boa tarde!

    Fiz curso de manutenção de Hardwere, faz mais de 10 anos,e, não partiquei…

    como faço para fazer backup do meu HD, para outro hd no SATA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>